FPS (First person shooter), hoje em dia é tanta guerra
(literalmente) de games e títulos e versões que ficamos loucos para definir
qual é o mais divertido, o melhor, mas você ai que nasceu na época do play 2, já
teve a curiosidade de saber como eram esse FPS no inicio? Como o ambiente gráfico
não era com essa tecnologia como o de hoje e o mercado dos estúdios não eram
como o de hoje, como era essa batalha? Como eles faziam os jogos serem
diferentes um do outro, mesmo com pouco recurso tecnológico? Então senta ai e veja como funcionava naquela época,
quem era os fodas e particularmente os games eram mais divertidos, as campanhas
por mais simples e pequena que fossem era bem divertidos.
Wolfenstein 3D
Em
Wolfenstein 3D, você entrava na pele de um soldado americano aprisionado pelos
nazistas, que fará de tudo para escapar vivo deste pesadelo. Dentro de um
castelo repleto de inimigos fortemente armados e armadilhas diversas, o gênero
de tiro em primeira pessoa viria a ganhar prestígio e novos admiradores.
Um ano após o lançamento de Wolfenstein 3D, chegaria ao mercado o verdadeiro responsável pela febre que o gênero de ação e tiro em primeira pessoa se tornaria um dia. Doom reunia em sua época tudo que uma geração de jovens precisava para se divertir em um jogo, como gráficos impressionantes, enredo inovador, violência desmedida, jogabilidade facilitada e introdução ao modo de jogo multiplayer.
A
história coloca você no papel de um soldado enviado para Marte como punição
para um desvio de conduta. Chegando lá, você toma conhecimento de que testes
realizados na estação sobre teletransporte entre as luas de Marte trouxeram
seres malignos como conseqüência. Agora, você estará em um verdadeiro inferno,
lutando contra alienígenas desconhecidos e prontos para arrancar a sua vida a
todo custo.
Duke Nukem 3D
Com
aspectos técnicos aperfeiçoados em relação ao Doom e um protagonista que na
verdade parecia uma sátira de heróis do cinema americano, como Arnold
Schwarzenegger, Duke Nukem fazia uso
de piadas infames, alusão ao erotismo e diversas outras características
inovadoras para a época, o que garante o seu lugar de destaque na história do
gênero.
Half-Life e Quake
Durante muitos anos a partir de 1994, diversos jogos lançados
para computador viriam a ser considerados meras cópias de Doom, e realmente
eram muito parecidos com o pioneiro. No entanto, em 1996 é lançado Quake, o próximo grande revolucionário do
gênero e título que daria entrada a um novo conceito de disputas online, com
gráficos totalmente em três dimensões pela primeira vez no segmento.
Dois
anos depois, seria lançado o segundo grande divisor de águas no mundo do FPS, o
game Half-Life. Com um motor gráfico inovador,
narrativas envolventes e recursos extraordinários para a época, o jogo
conquistou todos os amantes do estilo em pouco tempo a partir de seu
lançamento, em 19 de novembro de 1998. Neste mesmo ano, Half-Life ganharia nada
menos que cinquenta e um prêmios de melhor jogo do ano, emplacando o seu nome
na história do FPS e servindo de modelo para jogos até os dias de hoje.
Quake