Em uma entrevista ao GamesIndustry, o CEO da Sega America – Tom Kalinske – afirmou que a recusa da parceria com a Sony durante os anos 90 foi a decisão mais estúpida da história da empresa.
Para quem não sabe, a empresa já esteve a um fio de produzir um console em parceria com a Sony. Segundo Kalinske, a ideia da parceria era juntar toda a experiência que a Sega tinha na produção de software com as habilidades da Sony no desenvolvimento de hardware. “Fomos até à Sony e eles concordaram, falaram que era uma grande ideia”, disse o Kalinske. “Que chamássemos de Sega-Sony ou Sony-Sega, quem se importa?”.
Divisão de despesas e riscos, troca de experiências, cada um fazendo o que sabe fazer de melhor… Parece uma ótima ideia, não é mesmo? Bom, pelo menos para os diretores da Sega na época, não. “Fomos até à Sega e os diretores descartaram completamente a ideia, eu acho que esta foi a decisão mais estúpida da história da companhia”, disse o ex-presidente da Sega. “A partir desse momento, fiquei com a sensação de que eles já não eram capazes de tomar as decisões corretas no Japão”.
Em entrevistas anteriores, Tom já havia tocado neste assunto Sony-Sega. No ano passado, ele afirmou que o negócio entre as duas empresas só passou a ser considerado por causa do rancor que a Sony sentia pela Nintendo, que, após acertar quase todos os detalhes para produzir um novo console junto a Sony, acabou desistindo do negócio para fechar uma outra parceria com a Philips.
A Sony, mesmo depois de duas grandes decepções, não deixou o desanimo tomar conta e ainda assim conseguiu lançar o primeiro PlayStation no mercado, fazendo dele sua principal fonte de lucro atualmente.
Já a Sega anda tropeçando em suas próprias pernas nos últimos anos. Mesmo com a previsão de lucro para este ano fiscal, a empresa anunciou recentemente um grande projeto de reestruturação que prevê desde uma mudança de sede nos Estados Unidos até um esquema de aposentadoria voluntária para centenas de funcionários japoneses.
“Isto podia ter sido evitado se eles tivessem tomado as decisões certas há 20 anos, mas parece que fizeram as escolhas erradas durante 20 anos”, completa Kalinske.
Mesmo sem o brilho de antigamente, o antigo CEO da empresa continua acreditando na força da marca Sega e espera que ela consiga se recuperar dentro da indústria. “Eu acho que há um monte de péssimas decisões envolvidas na morte de grandes marcas. Espero que a Sega não seja a mesma coisa”.
[Fonte: Kotaku]
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